Perguntas frequentes do  Consórcio Nacional Volkswagen


Resumo:

1) O consórcio Volkswagen é Seguro?
2) O que é um Consórcio?
3) Como funciona a formação de um grupo no Consórcio Nacional Volkswagen?
4) O que é a contemplação no Consórcio Volkswagen?
5) O que precisa para poder participar em um Consórcio na Volkswagen?
6) Como é composta a mensalidade?
7) Como funciona o Lance no Consórcio Volkswagen?
8) Como se sabe qual é o lance vencedor no Consórcio Volkswagen?
9) Como faço para retirar o veículo no Consórcio Volkswagen?
10) Não quero retirar o veículo agora, o que devo fazer?
11) Como fazer para receber a 2º via do boleto do Consórcio Volkswagen?
12) Como faço para quitar meu Consórcio?
13) Como faço para desalienar meu carro?
14) Posso antecipar mensalidades no Consórcio Volkswagen?
15) Como posso acompanhar as informações do meu Consórcio da Volkswagen?
16) Como alterar minhas informações cadastrais?
17) Como posso fazer para trocar de carro sem precisar fazer a quitação do meu Consórcio na Volkswagen?
18) Como faço para transferir meu consórcio para um terceiro?
19) Se eu desistir do Consórcio Nacional Volkswagen, quando eu recebo o que paguei?
20) Se meu consórcio estiver cancelado como posso ativá-lo?


Perguntas e Respostas


1) O consórcio Volkswagen é Seguro?

A Volkswagen Serviços Financeiros é a principal responsável pela comercialização dos veículos da Volkswagen.
O Banco Volkswagen que tem como um dos seus braços o Consórcio Nacional Volkswagen, uma instituição financeira de credibilidade e que atua no mercado nacional a mais de duas décadas, com uma carteira ativa de mais de 500 mil clientes.


2) O que é um Consórcio?

Consórcio é a associação de pessoas físicas e/ou jurídicas em grupo, com o objetivo de formar poupança coletiva com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida por uma administradora de consórcio. A finalidade é propiciar crédito aos integrantes para que possam fazer a aquisição de bens no momento das suas respectivas contemplações.


3) Como funciona a formação de um grupo no Consórcio Nacional Volkswagen?

O grupo de consórcio será constituído assim que tiverem a quantidade de participantes suficientes para começar a entrega de bens, a data da primeira assembleia será informada pela administradora.

Após a formação do grupo, você receberá um comunicado com o número do grupo/cota/dígito e a senha para acesso ao Atendimento Eletrônico.

A administradora terá até 90 dias para a constituição do grupo, contados da assinatura da Proposta de Participação em Grupo de Consórcio.

4) O que é a contemplação no Consórcio Volkswagen?

A contemplação é a atribuição ao consorciado do crédito para a aquisição do bem.
Para os consorciados ativos, a contemplação pode ocorrer de duas maneiras (desde que os contratos estejam em dia):

por sorteio, que extrai os resultados da Loteria Federal para determinar as cotas elegíveis à contemplação;

por lance, observando-se as condições estabelecidas no contrato de Consórcio.

A confirmação da contemplação ocorre na data da Assembleia Geral Ordinária do grupo. Após a realização do evento, é possível verificar o resultado das reuniões, acessando a área de cliente.

5) O que precisa para poder participar em um Consórcio na Volkswagen?

Pessoa Física:
RG;
CPF.
Os maiores de 16 anos e menores de 18 anos devem assinar a Proposta de Participação em Grupo de Consórcio, necessariamente junto com seus pais ou responsável legal.

Pessoa Jurídica:
Contrato Social e alterações;
CNPJ.
O Consórcio Nacional Volkswagen poderá solicitar outros documentos ou informações para a avaliação do cadastro do cliente.

6) Como é composta a mensalidade?

As mensalidades correspondem à soma da Taxa de Administração, Contribuições ao Fundo Comum e de Reserva; além de outras obrigações financeiras do consorciado, previstas no contrato de Consórcio.


7) Como funciona o Lance no Consórcio Volkswagen?

Existem três maneiras para você fazer sua oferta:

por meio do site, acessando a opção Assembleia;

por meio da Central de Relacionamento;

pessoalmente, na data da Assembleia, realizada na nossa matriz à Rua Volkswagen, 291, Parque Jabaquara – São Paulo, conforme data e horário informados no seu boleto mensal e no site.

Todas as ofertas recebidas 1 (um) dia antes da data da Assembleia de Contemplação serão consideradas, desde que registradas até as 20 horas.

8) Como se sabe qual é o lance vencedor no Consórcio Volkswagen?

O lance será considerado vencedor quando o valor ofertado representar o maior percentual de amortização do veículo básico do plano, acrescido das respectivas Taxas de Administração e Fundo de Reserva, e atingir o valor suficiente para a disponibilização do crédito, excluídos os valores referentes à cobrança da Taxa de Administração e Contribuição do Fundo de Reserva do grupo.

Em caso de empate, a administradora valer-se-á, automaticamente, da sequência de elegibilidade prevista no sistema de sorteio, com base nos resultados da extração da Loteria Federal para a Assembleia Geral Ordinária considerada, de acordo com o previsto no contrato de consórcio.


9) Como faço para retirar o veículo no Consórcio Volkswagen?

Confirmada a sua contemplação, procure um concessionário Volkswagen para fazer o pedido do veículo. Todos concessionários estão preparados para formalizar o processo de aprovação e faturamento do veículo. Em caso de contemplação por lance, efetue o pagamento em dinheiro ou cheque administrativo em até 3 (três) dias após a contemplação.


10) Não quero retirar o veículo agora, o que devo fazer?

A partir da segunda Assembleia Geral Ordinária e desde que haja número suficiente de Cotas a serem contempladas, o consorciado poderá solicitar sua exclusão do sorteio por carta ou outros meios disponibilizados e divulgados pela administradora para o período que corresponder a, no mínimo, três Assembleias.

Se os únicos consorciados a serem contemplados estiverem na situação de exclusão de sorteio, a quota ficará, automaticamente, elegível à contemplação.

A opção para exclusão de sorteio encontra-se disponível no site. O consorciado poderá retornar a qualquer momento mediante solicitação formal.


11) Como fazer para receber a 2º via do boleto do Consórcio Volkswagen ?

O boleto é encaminhado mensalmente para o seu endereço de correspondência em até 10 dias antes do vencimento.

A emissão da segunda via do boleto encontra-se disponível na sua área de cliente, acesse o site e faça e pegue sua segunda via.

Se eu atrasar a mensalidade, como devo proceder para fazer o pagamento.
Após a notificação, a liquidação do débito deverá ser regularizada na seguradora. Para entrar em contato e agendar o pagamento da prestação em aberto, clique em Fale Conosco e envie uma mensagem para informarmos o telefone.

12) Como faço para quitar meu Consórcio?

Se o seu contrato estiver em dia, você poderá liquidar o saldo devedor a qualquer momento. Essa opção encontra-se disponível em Serviços ou, se preferir, clique em Fale Conosco e envie uma mensagem com a solicitação.

Por característica do produto, os valores pagos fora da data da Assembleia estarão sujeitos à alteração, caso o valor do veículo sofra algum reajuste até a data da Assembleia subsequente à data do pagamento.


13) Como faço para desalienar meu carro?

Se a cota estiver devidamente quitada, a liberação do gravame ocorrerá de forma automática 15 dias após a data da Assembleia referente ao pagamento da liquidação do contrato.

Após esse prazo será necessário dirigir-se ao órgão de trânsito de sua localidade para emitir um novo documento (CRV) sem alienação.

14) Posso antecipar mensalidades no Consórcio Volkswagen?

Basta somar o valor a ser antecipado e anotar no campo “valor cobrado” do boleto mensal.

O montante que exceder a prioridade de pagamentos, conforme disposto no regulamento, será abatido, percentualmente, do saldo devedor.


15) Como posso acompanhar as informações do meu Consórcio da Volkswagen?

Essa opção encontra-se disponível no ícone Meu Consórcio (ÁREA DO CLIENTE). Você poderá visualizar os pagamentos efetuados e as prestações futuras. Se preferir, envie uma mensagem pelo Fale Conosco, solicitando o extrato de conta corrente.


16) Como alterar minhas informações cadastrais?

Acesse o recurso de Atualização dos Dados Cadastrais e selecione a opção para atualizar o seu cadastro. Se preferir, envie uma mensagem pelo Fale Conosco, informando seu endereço completo para correspondência ou o novo telefone.

Fale Conosco
É importante que você mantenha seus dados cadastrais atualizados para que possamos manter contato permanente.


17) Como posso fazer para trocar de carro sem precisar fazer a quitação do meu Consórcio na Volkswagen? (Substituição de garantia)

Diante da prévia autorização do Banco Volkswagen, é possível substituir o veículo, desde que o valor de mercado do novo veículo seja igual ou superior ao valor do saldo devedor. O veículo substituto deve ser da mesma natureza e não pode estar alienado.

O novo veículo também será alienado ao Consórcio Nacional Volkswagen e, para essa operação, a cota deverá estar em dia.


18) Como faço para transferir meu consórcio para um terceiro?
(venda do veículo com transferência da dívida)

É possível transferir os direitos e obrigações inerentes a sua cota, mediante prévia e expressa anuência da administradora, de acordo com os critérios e condições estabelecidos no contrato. Para essa operação, sua cota deverá estar em dia.

19) Se eu desistir do Consórcio Nacional Volkswagen, quando eu recebo o que paguei?

A exclusão do consorciado no grupo ocorrerá somente enquanto não contemplado, em razão da desistência declarada ou inadimplência de suas obrigações financeiras, equivalentes a 2 (duas) prestações.

Com a exclusão do grupo, o consorciado passará a ser considerado participante excluído, tendo direito à contemplação, por sorteio, para recebimento do seu crédito parcial em espécie, nas mesmas condições dos consorciados ativos e de acordo com a disponibilidade de caixa do grupo. Você receberá um comunicado informando a disponibilidade dos valores e solicitando os dados bancários do titular da cota para a devolução.

20) Se meu consórcio estiver cancelado como posso ativá-lo?

Neste caso, você poderá entrar em contato com os nossos Canais de Atendimento para solicitar uma renegociação.

É possível, também, parcelar (reescalonar) a dívida; o saldo em atraso é diluído nas parcelas vincendas com a proposta de pagamento de todo o saldo vencido, caso a contemplação ocorra antes do término do acordo.